Vereadores discutem projeto da Zona Azul em Capim Grosso
Na sessão desta segunda-feira, 02, o Presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Ferreira, apresentou uma Moção Honrosa de Reconhecimento para Alisson Jobim Pereira do Nascimento, filho do saudoso ex –prefeito de Capim Grosso, Cesiano Carlos do Nascimento e da Professora Maria José (Zezé). Uma portaria de nº 2.897 de 20 de maio de 2021 emitida pelo Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que foi publicada no Diário Oficial destaca os trabalhos executados por Alisson Jobim Pereira Nascimento, como Coordenador de Acompanhamento de Obras da Coordenação Geral de Construção Rodoviária da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, pelas atividades desenvolvidas na finalização da construção da ponte sobre o Rio Madeira na BR-364 em Rondônia, finalmente ligando por via terrestre o estado do Acre ao restante do país. “O trabalho de Alisson Jobim foi muito importante no acionamento e acompanhamento da obra da ponte, seus profundos conhecimentos técnicos e sua persistência pela conclusão dos trabalhos foram fatores determinantes para o sucesso da obra, certamente seu nome está escrito na história recente da Infraestrutura de Transporte do País, com uma conclusão dessa importante e estratégica obra para o região norte do Brasil, Assinado por Antonio Leite dos Santos Filhos, Diretor Geral. “Uma pessoa citada como ligar o Acre ao norte do país é de nos orgulhar, um capim-grossense que saiu desde cedo para estudar e hoje é doutor, engenheiro civil e muito tem feito para o desenvolvimento do nosso país”, disse. Jefferson também apresentou a Indicação de nº 076/2021 que pede um levantamento para identificação dos proprietários da lagoa situada no bairro Sacramento, bem como analisar a possibilidade de desapropriação da referida área.
O vereador Samoel Moto Taxi pediu que projetos com urgências especiais fossem barrados na Casa, sendo necessário a oportunidade de analisar. “O pedido de urgência especial é para tentar podar e não repercutir e não é nada de emergência”, disse. “O que é que tem para colocar como especial o projeto da zona azul com emergência?”, interrogou. “Isso tem que ser freado, se não, não precisa de legislativo, se tudo que vier de lá pra cá e a gente aceitar é melhor trancar a porta e jogar a chave fora”, colocou. “O senhor Prefeito completou oito meses de gestão com sua equipe montada para administrar Capim Grosso, prometeu nas eleições o tão sonhado hospital, que os três candidatos prometeram, e o Governador Rui Costa mandou vídeo, o Senador Otto Alencar mandou vídeo dizendo que só o grupo que estava no poder tinha condições de fazer, os vídeos estão guardados, fizeram pesquisa e viram que Capim Grosso não aguenta mais, ninguém aguenta mais pagar uma pequena cirurgia”, repudiou. Comentou que tinha uma pessoa sofrendo para poder dá a luz e reclamou que ninguém aguenta mais, “vereador pagando consulta para gestante e ainda chegar no consultório de um médico e médico da gestão manda procurar um vereador, jogando a responsabilidade que é da secretaria de saúde, do gestor e do hospital”, continuou. “É responsabilidade, e não ficar fazendo jogo de empurra com a gestante, um prefeito que promete um hospital e me deparo com uma situação dessa agora, fechamento da ala Covid da UPA, com registro de 21 casos na segunda-feira, não tem justificativa, uma suspeita de Covid não pode ser atendida no mesmo lugar na UPA, qual médico que vai querer trabalhar atendendo a área de Covid e a emergência médica? Nenhum”, observou. “Não adianta culpar A ou B, o município tem que manter a área de Covid até que esse vírus vá embora”, cobrou. “Vai culpar o bar? a feira livre? e atendendo todo mundo em uma área só, não vai contaminar médicos e enfermeiros?”, perguntou. “Antes do recesso mandou para a Casa um projeto para arrancar décimo de funcionários, agora fecha a ala da Covid e vem taxa para o povo, tenha santa paciência”, retrucou. Disse ter recebido várias mensagens de funcionários da UPA, com medo e revoltados com isso “e quem achar que não, vai lá trabalhar, atender uma pessoa de Covid sem protocolo”, continuou. “Ai vem zona azul, taxa para o povo, sem nem programar nada, simplesmente pegar o recurso pra depois organizar”. Disse ainda que o centro da cidade é uma verdadeira bagunça e colocar um zona azul não teria nem como transitar.
O vereador Kal de Zé Preto comentou sobre o projeto Zona Azul, indicando que primeiro é necessário padronizar as calçadas. Exemplificou Jacobina com 141 anos e tem mais ou menos quatro anos que foi implantada a zona azul. “Esse projeto tem que ouvir as pessoas, não é ditar, dificilmente a zona azul vai se adequar com as calçadas do município, como na Av. ACM que tem lugar que dá mais de meio metro de altura”, disse. Lembrou que foi iniciado o padrão adequado das calçadas, na gestão da ex-prefeita Lidia. Disse ter ouvido o comentário sobre a desativação da UPA Covid. “Não é o momento, precisa arrumar dinheiro seja lá de onde for, mas essa possibilidade tem que ser zero, essa possibilidade não deve nem existir”, completou. Relatou que a Vila Conceição no KM 10 produz lixo e precisa ser coletado como em qualquer lugar da cidade, como viu na comunidade de Sete Porcos um abaixo assinado com 80 assinaturas para colher o lixo. Explicou que na volta do Distrito de Pedras Altas pode se fazer a coleta do KM 10. Agradeceu a população e ao Radialista Arnaldo Silva pela construção da casa de dona Aparecida, que vivia em situação desumana. Parabenizou a Diniz da Adab que a população e fazendeiros são bem atendidos, “antigamente os funcionários humilhavam os pequenos fazendeiros”. Opinou que a feira livre não deveria ter sido aberta para feirantes de outras cidades, pois a Covid ainda não acabou, chegando a 69 casos em acompanhamentos.
O vereador Val de Pedrinho iniciou a sua fala parabenizando ao Prefeito Sivaldo e a Secretária de Saúde, Leide Rios, por realizarem um pedido de sua autoria, reabrindo o Posto de Saúde do Bairro Sacramento. “É uma cobrança que a população vinha sempre fazendo, muitas pessoas idosas, e provavelmente segunda-feira, 09, vai reabrir com a farmácia básica e médico para atendimento diário”, adiantou. Também parabenizou o Secretário de Obras e Urbanismo, Jamber Dantas, que vem fazendo um ótimo trabalho em relação a limpeza, “a gente sabe que é uma pasta complicada, mas ele está se saindo muito bem”, completou. Pediu que os moradores possam ajudar a secretaria e a prefeitura na limpeza, pois após o caminhão coletor passar é que algumas pessoas vão depositar o lixo, assim cachorros rasgam e espalham o lixo. Falou que a Casa precisa tomar providências sobre entulhos que não param de ser colocados nas ruas, sendo necessário datas especificas para colocação. “A gente sabe que o pessoal constrói muito, isso é bom, mas essa parte de entulhos e material nas calçadas atrapalham pedestres e carros, a cidade está crescendo e se desenvolvendo sendo necessário que se tome uma atitude”, orientou. Falou ainda sobre uma indicação de sua autoria para complementação da pavimentação na rua Wilson, que liga a casa de Josemir Queiroz a Creche Dulce, “é uma rua que mães e alunos transitam muito para levar crianças”.
O vereador Nanal Vilas Boas parabenizou a Rádio Contorno FM que completou 20 anos no último dia 31. Em uma indicação pediu pela readaptação das quadras poliesportivas, pois o esporte precisa retornar por conta da diminuição gradativa do novo Coronavírus. “Se tratando também das reabilitações do comércio e da feira-livre e tudo que está voltando ao normal, não se justifica que as quadras permaneçam”, disse. Outra indicação é sobre a reiteração da legislação passada, quando foi feita uma proposição para a construção do saudoso Zózimo Amâncio de Araújo, fundador da cidade, falecido em 1966. “Muitas cidades memorizam seu fundador, e hora no coração de Capim Grosso temos uma praça com o seu nome e nada mais justo do que um busto para memorizar outras gerações”, justificou. Sobre o projeto de Lei 247, li por inteiro, é interessante que o município discipline e organize o trânsito se tratando de estacionamento, porém no teor do projeto apresentado não vejo a vantagem, na minha concepção era a reiteração da padronização das calçadas, sendo importante que o município organize o centro de Capim Grosso, mas eu acho mais urgente, com um apelo da sociedade a padronização, pois afinal o pedestre faz parte como personagem do trânsito e infelizmente com 36 anos de emancipação as calçadas do centro comercial estão a desejar. Completou que alguns pontos do projeto chamam a atenção, como o município não deixar de ser o agente regulador, porque o projeto está direcionando a uma concessão por empresas privadas, permissível por lei sim, mas ver omissão do poder público Municipal. Pontuou a normatização do município, “nós não podemos de forma alguma entregar o solo mais precioso para que uma empresa concessionária possa determinar as normas, não atenta para isso. Falou ainda que outro ponto é o tempo determinado para estacionamento sem multa. “Qual percentual de ganho pelo município?”, perguntou. Afinal o município está dando uma concessão ao privado com direito de lucrar pela exploração do solo público de direito público. Questionou sobre a contrapartida da receita a qual se destina a área pública, “em que fonte será aplicada?”, indagou. Até quando vai essa concessão? Como esse projeto de lei está direcionado a uma concessão e muito pouca a participação do município e principalmente com a gente regulador de serviço de normatização e defesa do consumidor. Por tanto eu vejo o município muito ausente, subentende que a empresa é um sujeito oculto e não indeterminado, com a diferença que ninguém imagina que seja o operador e o oculto mesmo o nome não estando explicito se entende que já se tem o sujeito para a operação, comparando – se aos artigos de um projeto ainda necessitado de aparatos para que Capim Grosso possa de fato autorizar a Zona Azul no centro comercial. “Caberia sim uma audiência com a sociedade organizada com o interesse ao trânsito e ao centro comercial como um todo”, concluiu.
O vereador Nen de Titininho comentou sobre o Projeto de Lei 247/2021 que o prefeito enviou para a Casa, chamado de zona Azul, “a cidade não tem suporte para pagar estacionamento”. Alertou aos vereadores que pensem antes de votar no projeto, para que não façam como o último que foi necessário voltar atrás. “O povo não vai esquecer, vocês pensem bem antes de votar”. Disse que o povo foi enganado mais uma vez em relação ao Posto de Saúde do Bairro Sacramento, pois fechou para reformar e falaram que iria fazer uma sala do dentista, e que não estavam encontrando médico, “então enganaram mais uma vez o povo do Bairro Sacramento, sete meses o posto fechado e falar que é por conta de uma sala de dentista e agora por que não tem médico, então quer dizer que não vai ter dentista?”, perguntou. Sobre as calçadas padronizadas disse que foram os comerciantes que pagaram e não foi a prefeitura.
O vereador Arivelton Mota agradeceu a Secretaria de Obras e Urbanismo, Jamber Dantas, pelo trabalho realizado na Praça de Água Nova, e na oportunidade pediu que se coloque a roçadeira próximo a caixa d’água da Embasa no local para melhorar a visibilidade das pessoas. Informou que a estrada entre Arlindo Lima até chegar em Caiçara, será feito o serviço de passagem molhada através do projeto do Governo do Estado. Avisou ao povoado que esteve com a Coordenadora de Saúde Bucal e que essa semana o atendimentos será regularizado. Sobre atendimento médico, foi retornado em Caiçara, Mata do Estado e Água Nova e assim agradece a Secretária de Saúde e ao Prefeito por atender as solicitações da população. Demonstrou preocupação com a Covid-19 e que percebe que as pessoas estão esquecendo que o vírus ainda está ativo e as pessoas sem máscaras e aglomeradas, preocupante pois no início foi assim aumentando aos poucos. “Precisamos evitar aglomerações e nos precaver usando máscara e higienizando as mãos”, concluiu.
O vereador Alex da Metalúrgica fez um pedido para um quebra-molas em frente a Upa, por ver a necessidade, pois vem acontecendo muitos acidentes. “Eu gostaria que o Poder Executivo, juntamente com o Secretário Jamber Dantas, tivesse essa iniciativa”. Pediu também um poço artesiano na praça da feira, onde o comércio é abastecido e tem-se a necessidade desse equipamento, pois com custo muito alto de água, os comerciantes dos Mercados do Produtor e da Carne, “pediram e eu achei justo para ajudar, e tenho certeza que o prefeito Sivaldo vai nos atender, até mesmo porque precisamos atender bem aquelas pessoas”, continuou. Disse ainda que visitando o Planalto, os moradores avisaram que estão encontrando insetos e até mesmo cobras nas residências. Informou que o prefeito, anunciou que o Planalto será o próximo bairro a passar por limpeza. Parabenizou a Associação de Sete Porcos a qual ajudou a fundar e neste domingo completou 21 anos, “Bispo sabe conduzir e vem fazendo um excelente trabalho à frente da Associação de Sete Porcos”. Lembrou dos pedidos dos colegas pelo bairro Sacramento e o Posto de Saúde será aberto, preocupado coma sala do dentista que será feita, e logo o bairro estará bem atendido. Junto ao Deputado Estadual Jurandi Oliveira provocou uma reunião com os diretores da Coelba, e logo imediato pessoas já ligavam para o prefeito informando que vai melhorar o abastecimento de energia no município. “Jurandi Oliveira tem um olhar diferente para o município e junto com ele vamos trazer melhorias”, completou.
O vereador Lucas Maciel parabenizou a Rádio Contorno FM que completou 20 anos no ar no último dia 31, sendo a primeira Rádio Comunitária oficial da Bahia, participando de muitos movimentos políticos e sociais da cidade e os colaboradores e funcionários ajudam a construir um Capim Grosso melhor. Falou sobre o Distrito de Pedras Altas que nos últimos cinco anos recebeu muito pouco investimento, com a única coisa visível foi a pavimentação de uma parte da avenida Tancredo Neves, a outra parte ficou sem pavimentação. Informou que tem um requerimento na Casa para Rua da Palha, antiga e de pessoas boas que sonham com aquela pavimentação há muito tempo, e pediu uma praça no largo. “É um Distrito grande que tem recebido muito pouco, sendo um local importante, onde tem uma barragem que a água que abastece Capim Grosso vem de lá, e passa uma BR, passa riqueza e prosperidade”, disse. “Estive com o Deputado Alex da Piatã pedindo que ele peça agilidade para que acabe a novela na instalação da telefonia móvel e ele recebeu informação da SEINFRA onde fala que já foi feita uma licitação para colocar equipamentos novos e a gente começa a cobrar mais uma vez para que acabe logo essa novela. Solicitou uma base da Policia Militar no local e o Comandante já sinalizou que existe uma ronda distrito, um recurso que vem para determinados fins, e o prefeito também já colocou uma casa a disposição que está sendo reformada para a instalação. Fez um requerimento verbal para pavimentação de conclusão na Avenida Tancredo Neves, e uma praça na Avenida Senhor do Bonfim para incentivar os jovens a ficarem no Distrito. “Ali tem duas pizzarias e lanchonetes e poder público precisa investir, e que se coloque o posto de saúde para funcionar 24 horas e lutar por uma atenção maior na saúde. Lembrou do aniversário da Pastora Claudia, uma mulher que dedica sua vida a servir a população, tanto no ramo empresarial onde ela se doa e leva a palavra de conforto, e também como pastora da igreja Assembleia de Deus Templo Vida, uma mulher incansável que acolhe as pessoas como filhos.
O vereador Jó Queiroz iniciou informando sobre uma reunião dos vereadores com o prefeito e de forma virtual os agentes da Coelba e o Deputado Estadual, Jurandi Oliveira, onde cobram muito as soluções para as quedas de energia na cidade. Os participantes garantiram que uma equipe virá até o município e chegará aparelhos novos para melhorar o atendimento. “Nossa parte a gente tem feito que é buscar melhorias”. Sobre as indicações disse ser viável as cobranças, e que a Rua da Palha também já tem um requerimento e tendo conversado com prefeito Sivaldo, que garantiu que vai calçar o local. Referente ao projeto 247 que foi discutido na Casa sobre o trânsito, disse que precisa melhorar e fazer as calçadas sim, mas Capim Grosso está crescendo e avançando precisando de um trânsito regularizado. “Em Jacobina, Senhor do Bonfim, Campo Formoso ou Feira de Santana pagamos a zona azul, porque o nosso não pode ser organizado?”, indagou. “Precisamos ter organização e tem meu apoio”, afirmou. “No projeto 246 voltamos atrás por humildade, não corremos para não votar, e nós temos pulso, e nesse projeto eu voto, infelizmente tem vereador que faz o que os outros querem”, concluiu.
O vereador Professor Ney também parabenizou a Rádio Contorno pelo seu 20º aniversário, sempre contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Informou que 20.585 doses da vacina já foram administradas e a população acima de 18 anos, 66% já tomou a primeira dose e 36% a segunda ou dose única. Disse que um dado que preocupa é o aumento de mais de 100% dos casos em acompanhamento e dos pacientes internados, apesar de avançar na vacinação os casos voltaram e com um número alarmante, sendo necessário refletir o porquê que isso está acontecendo. “É preciso analisar e saber de que forma é que pode abrir os bares e a feira-livre, sou a favor das aberturas gradativas inclusive da volta das atividades esportivas, mas precisa ter consenso”, disse. “Se dependesse de mim, tudo estaria funcionando e a pleno vapor, porém não é possível”, continuou. Disse que realmente é preciso rever a reabertura da feira e ir lá saber se estão seguindo protocolos, pois, isso tudo acarreta e pesa no sistema de saúde, inclusive no atendimento à Covid. “Tenho certeza que o comprometimento que a Secretária Leide e o Prefeito Sivaldo têm com a saúde não vai deixar de fazer o atendimento ou na UPA ou no Centro de Especialidades”, afirmou. Sobre o retorno as aulas, comentou que é preciso voltar pois o aluno carente está sendo mais prejudicado que o da rede privada. Pediu aos professores que reflitam e pensem nos alunos, e fez um ofício para saber quantos professores já foram vacinados na rede. “A polícia esta atuando, o gari, o médico, a força de segurança e os professores estão atuando de forma remota, precisando voltar para os alunos recuperarem o tempo perdido. Comentou sobre a reunião com a Coelba e que os vereadores estão atentos, cobrando bastante dos órgãos como Embasa e Coelba e vereadores que cobram de empresas de internet, “é uma Casa de vereadores que trabalham”, completou. “Nós recebemos a visita de um representante da Desembahia e junto com ele uma empresa especializada em atrair investimentos para os municípios através dos financiamentos e o prefeito estará no DNIT protocolando o pedindo para que possam fazer a entrada no terreno, existindo o projeto elétrico e de colocação de água, não ocorre como a gente gostaria, mas as coisas estão acontecendo”, adiantou. “Na última semana o Governo do Estado fez a licitação do colégio que custará 26 milhões na cidade, um investimento muito bom que Capim Grosso vai crescer muito nem só na parte da educação como também na esportiva”, pontuou. Sobre o projeto da Zona Azul, agradeceu por não correr em caráter de urgência e que vai poder chamar a comunidade para debater, pois não é só marcar o chão e cobrar estacionamentos, é toda uma estrutura que vai da calçada ao ordenamento do fluxo, semáforo, sinalização vertical e horizontal e da educação do trânsito. “Capim Grosso não é só uma cidade de mais de 30 mil habitantes, sabemos que o nosso Censo está defasado, porém a população flutuante é estimada em mais de 50 mil habitantes”, finalizou.
ASCOM Câmara Municipal de Capim Grosso