Saúde pública é tema principal de discussão da última sessão da Câmara de Vereadores

Saúde pública é tema principal de discussão da última sessão da Câmara de Vereadores

edil jeffersonNa sessão da Câmara dessa segunda-feira, 22, o Presidente da Casa, Jefferson Ferreira, comentou sobre a pavimentação das ruas Manoel M. de Souza, Paulo C. Carvalho, Tiradentes, Pinheiros, Ademir Fernandes e o trecho da Avenida Ayrton Senna, uma conquista da bancada dos vereadores da situação. Parabenizou os edis pelas conquistas e buscas.  Relatou ainda sobre a construção da Cantina Escola, que venha não só produzir a alimentação de qualidade, garantindo a segurança alimentar como também os 30% da economia solidária, além de formar profissionais e que a ideia do projeto é de ter uma panificadora que também possam formar alunos na profissão. Informou que a ampliação de uma Unidade de Saúde do Bairro Planaltino foi tema na conferência de saúde, além de uma unidade completa odontológica.  Em uma reunião com prefeito, o vereador Bruno cobrou o Posto de Saúde do São Luiz e ele garantiu que vai fazer a unidade satélite funcionar muito em breve.

edil lucasO vereador Lucas Maciel iniciou parabenizando a ex-prefeita Dra Lydia Pinheiro pela passagem do seu aniversário. Elogiou Rubení pela luta em defesa dos animais, e todas as pessoas que são envolvidas nesta ação. Conversei com o prefeito Sivaldo e ele disse que é necessário um estudo de quantos animais precisam de castração e a viabilidade financeira do município. Falou sobre o projeto de realização de um concurso público para Agentes Comunitários de Saúde, “a prefeitura está de parabéns por avançar, pois são os primeiros que vão na casa das pessoas e nas comunidades, falam primeiro com o povo, tem papel fundamental na saúde do município e quando um concurso desse é aberto, é mais saúde para a cidade e também um avanço. Comentou sobre dois requerimentos de sua autoria, onde o primeiro pede a viabilização de um estudo para implantação do segundo Posto de Saúde do Bairro Planaltino. “Tanto se fala de hospital e é um sonho para todas as pessoas que lutam por isso e precisam dos serviços e eu creio no hospital e o prefeito está empenhado, o pouco que um vereador pode fazer eu vou lutar por isso, que depende de recurso, e o município de Capim Grosso não consegue manter um hospital, se falar aqui que tem como,  é história de carochinha, mas o entrosamento no estado com o governador e emendas parlamentares que chegam na cidade, o ano de 2022 tem que trabalhar a favor disso”, comentou. “E quando se fala de posto de saúde e os programas saúde da família atende de três a quatro mil pessoas e o Planaltino com comunidades rurais com o Lajedo é atendida lá, como também o Curral de Pedras, então é uma necessidade e vai viabilizar um avanço na saúde e a população que não tem atendimento adequado é por conta disso”, explicou. Lembrou que no ano de 2019 foi viabilizado um empréstimo e 18 ruas foram calçadas ali, “avançamos em iluminação com vários postes que ganharam braços de lâmpadas e as ruas que não são pavimentadas sempre estão sendo patroladas e tudo isso com os esforços da prefeitura e nós como vereadores identificamos os problemas e buscamos a solução”, completou. Pediu ainda o estudo de implantação de pavimentação no Bairro Nova Avenida e se sabe que a prefeitura está avançando no processo de compra de uma usina de asfalto que vai valorizar a cidade, sabendo que os imóveis são valorizados através do que tem ao redor dele e pavimentação asfáltica ou de paralelepípedo tira o povo da lama e da poeira além de valorizar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Concordou com as palavras dos vereadores Bruno e Jó sobre colegas que querem abraçar o mundo, e que a gente possa trabalhar com mais cautela e dignidade aos colegas que nem faz nada sozinho ainda mais pavimentação de ruas.

edil ariveltonO vereador Arivelton Mota parabenizou o Departamento de Cultura, que realizou no último sábado uma apresentação e quadrilha na comunidade de Mata do Estado. Elogiou Marlene, uma das organizadores, e o pessoal de Água Nova que tiveram participações especiais, “Foi muito bonito, com pessoas ordeiras e que terminou tudo na paz”, completou. Pediu a Secretaria de Obras e Urbanismo a capina novamente no Bairro de Água Nova, foi feito um trabalho, mas após as chuvas o mato nasceu de novo precisando do serviço novamente. Indicou duas ruas a exemplo do Campo, que seja feito a pavimentação e uma rua no povoado de Caiçara. Falou sobre a reforma da Praça da Bíblia que é cobrado por moradores e em 2016 foram feitos os últimos reparos. “Este é um problema por conta que os postes são baixos e as lâmpadas são quebradas semanalmente. O pedido foi feito e tenho certeza que o prefeito vai olhar atentamente por esse pedido da população”, concluiu.

edil alexO vereador Alex Metalúrgica disse que nessa segunda-feira apresentou um requerimento pedindo a complementação das localidades da Av. Airton Senna nas proximidades da Com 3 seguros, Abadias e PitStop, onde tem essa falta de pavimentação. Parabenizou Rubenir por conta da defesa aos animais e ofereceu apoio para a realização do evento do dia 29 de novembro. “Precisamos estar unidos tanto quanto a zona rural como a zona urbana”, disse. Pediu um quebra-molas para a praça Mariza Sousa em nome dos moradores, para dar mais tranquilidade ao local. Alertou sobre a necessidade dos cuidados em relação à Covid-19 que um possa cuidar do outro.

edil joO vereador Jó Queiroz disse ser louvável a fala contra os vereadores que querem aparecer com os calçamentos, pois quem executa a obra é o gestor. Em relação ao hospital disse ser o desejo de todos, tem acompanhado a preocupação e Sivaldo e o governador prometeu e vai cumprir, infelizmente alguns torcem para não vir por conta da política. “Venho em conversa com amigos e conseguimos que o Instituto Mais Visão para atender em Capim Grosso, uma entidade que já atendeu mais de 30 cidades de forma gratuita. “Precisamos sempre fazer pela população e as cirurgias de catarata o próprio instituto vai encaminhar”, acrescentou. “As pessoas que vão precisar de colírios receberão grátis por um ano”. Agradeceu à instituição, ao Secretário Ed Carlos, Secretaria de Saúde e ao Prefeito Sivaldo que sem eles o evento não seria realizado, além dos agentes de saúde que avisam à população o dia e horário de atendimento. Disse ser a favor do concurso público para agentes de saúde que vai acontecer em breve.

edil gilbertoO vereador Gilberto Alves pediu a reforma do antigo Mercado Municipal, e ainda que se juntem as duas praças do povoado do Peixe e a construção de um parque infantil e uma academia ao ar livre no povoado. Agradeceu à Secretaria de Assistência Social Hosana Ferreira pelo trabalho que vem fazendo, e resolvendo as demandas do município. Elogiou a ex-prefeita Lydia Pinheiro que se recupera de uma cirurgia, uma pessoa que sempre está atendendo o povo. Expressou os sentimentos ao falecimento de Val, filha de Formiga e irmã de Francisca Neide.

edil brunoO vereador Bruno Vitor lembrou do aniversário da ex-prefeita Dra Lydia Fontoura. Comentou sobre as divulgações de comércio feita às segunda-feira, “nós sabemos que a caixa de som é um e o paredão é outro, não precisa colocar um paredão com um locutor gritando, pois a população não está ouvindo, sou a favor da divulgação, mas é tudo dentro do limite, liguei para o secretário geral e ele já estava pronto para cuidar disso, está se passando do limite, o vereador fala a língua do povo e as pessoas pedem para passar isso”, disse. “Fiquei surpreso com o prefeito de Salvador distribuindo absorvente, e o prefeito de Capim Grosso também já começou a fazer a distribuição e será feita ainda uma ação social para mostrar a preocupação”, informou. “Nós temos bombeiro civil aqui e é preciso criar o departamento para de imediato nos ajudar nem só em incêndio, mas também em acidentes”, explicou. Sobre os calçamentos pediu aos vereadores que não se dirijam aos bairros para dizer que estão levando obras, pois é um trabalho de conjunto. “No bairro São Luiz nós estamos conseguindo o Posto de Saúde, mas é um conjunto”, completou. Falou sobre a importância das ações da Secretaria de Assistência Social em nome da secretária de Assistência Social Hosana Ferreira. Informou que os números de casos de Covid está muito alto e a responsabilidade é de cada um também, se a pessoa sabe que um ambiente tem aglomeração e risco de Covid a pessoa não vai lá. Sobre as questões de abastecimento de água, explicou que o Projeto de Lei que existe na Casa já deixa brecha para fazer alteração, o momento em que fez o projeto é uma cosia, o momento de alteração é outra, quando se pede para reduzir de 45 para 30 dias é para amenizar o sofrimento. Essa Casa vai votar a favor da alteração não para perder a essência do projeto mas sim, é um momento que precisa dessa alteração.

edil samoelO vereador Samol Moto Taxi falou que o tão sonhado hospital de Capim Grosso não pode ser esquecido e a política chega a ser hipocrisia apresentando um sonho para a comunidade. “Os candidatos fazem as pesquisas e vêm o que a população deseja e leva para o debate”, explicou. “Aqui foi visto por toda a população, live do governador, live com o senador e a promessa garantida e ainda dizia que era o único grupo que tinha condição de fazer o hospital por ter o governador ao lado”, lembrou. “O que chega a ser vergonhoso é o que acontece todos os dias, é isso, luta, discurso, cobrança, mas não sai do papel e o povo sofrendo”, continuou. “O município deveria ser o pilar de tudo isso, pois não é só os animais que tem problema, o problema é grandioso, os que não são castrados são os que vão para roça atacar e dar prejuízo”, explicou. Relatou que o assunto só vem quando tem um desastre, que morrem 20 ovelhas e “se o Executivo não tiver o interesse fica ai as guerreiras pedindo a um e a outro, as gestante pedindo ajuda a vereador, infelizmente é assim”. “Essa semana um jovem quebrou um braço e foi parar em Euclides da Cunha para fazer uma cirurgia.  “O que falta para reorganizar a saúde de Capim Grosso é o compromisso e para quem não sabe somos rede cegonha, que é município que recebe recurso para realizar parto. Então falta vontade e dizer que Capim Grosso não tem recurso para isso é demagogia e mentira, nós temos sim, sabemos que a UPA atende Capim Grosso e cidades vizinhas, mas quando foi implantada todos sabiam que iriam atender as cidades vizinhas”, comentou. “Não podemos mais sair com gestantes para fora, sou revoltado com isso, meus dois filhos não nasceram em Capim Grosso”, argumentou. “Nós que estamos no mandato lá na frente se não lutarmos por isso nós vamos dizer, quando fui vereador não lutei por aquela causa e estou pagando por isso”, completou. “A cidade não faz cirurgia de uma hérnia e antigamente fazia inúmeras, só empurrando com a barriga e não resolve o problema do povo. Eu gostaria muito que tudo fosse realizado em Capim Grosso, não estou torcendo para o quanto pior melhor, pois afeta todo mundo. O que se cobra é que cumpra o que prometeu que assim chega nas pessoas e aqui está de fazer vergonha a saúde pública do município”, concluiu.

edil neyO vereador Professor Ney falou sobre a importância da ACAPA (Associação Protetora dos Animais), embora uma parte da comunidade além de não proteger ainda abandona os animais. Comentou também sobre o plantio de árvores do Projeto Cidade Verde que foram roubadas desnecessariamente 22 mudas de ipês, pois era só solicitar ao Departamento de Meio Ambiente, além de é trabalhoso refazer o replantio. Falou sobre um requerimento de sua autoria para a utilização do antigo espaço no DISEP que servia para fazer os documentos de identidade, para que a Guarda Municipal possa utilizar. “Já que a Polícia Civil e a Militar estão lá, porque não a Guarda Municipal? A gente faz essa indicação e vamos encaminhar ao prefeito para negociar esse alojamento”, informou.  Pediu ainda a aquisição e duas motos para auxiliar a guarda nas rondas ou fazer um TAC com o judiciário e utilizar motos apreendidas. Sobre a indicação de reparos do telhado do ginásio de esportes, reforçou o pedido de reforma da praça em volta do equipamento. Informou que esteve no final de outubro na Defensoria Pública da Bahia onde pediu uma sede da entidade em Capim Grosso e o prefeito Sivaldo junto ao Deputado Bobô estiveram presentes. “Esse ano de 2022 terá concurso para Defensor Público e o único empecilho é uma sede e o prefeito se comprometeu em doar o terreno para a construção, por conta da necessidade da população para garantir o acesso à justiça gratuita. Também comentou sobre o projeto que permite que o município crie novas vagas para Agente de Saúde.

edil nanalO vereador Nanal Vilas Boas falou sobre uma indicação de sua autoria que pede reparos da cobertura do Ginásio de Esportes Dr Otto Alencar. Falou sobre outra indicação que pede pela a implantação de uma estátua do ex-governador Lomanto Junior, que nesta terça (23) completa seis anos que faleceu e o trabalho nunca foi reconhecido, “para Capim Grosso é como JK para Brasília”, comparou. “Há seis anos nem um lembrete nessa Casa houve, nem sequer um momento de respeito nas escolas e se já temos uma central regional do comércio é por conta do projeto de Capim Grosso. Se Verdes Mares é o que é, Capim Ferro, Trevo Pneus são o que são hoje é por conta do que foi pensado em 1963 e é referência regional por conta do governador que deu a maior referência nessa terra e Capim Grosso necessita manter a memória e nenhum plantou a semente como Lomanto Junior”, lembrou. Falou sobre o evento de encontro de protetores de animais a nível regional em Capim Grosso, além disso um projeto vem sendo impetrado na Casa, que deveria ser com caráter de urgência e prioridade, pois a gestão passada não dava as devidas atenções e cada vez mais o problema se alastrou e chegou a zona rural com força e se em 2021 não tiver a sensibilidade de aprovar o plano municipal de defesas de animais que o maios importante é manter a política de natalidade e não adianta apenas um evento para tirar foto é preciso que implante, pois está preconizado no artigo 225 da constituição e na Lei Orgânica do Município, ai entra a OAB e o Ministério Público e podermos fazer de fato eventos que concretizem a postura daquilo que se luta há mais de cinco anos com veemência da cobrança popular. Os colegas vereadores na hora de avançar aos prefeito que já deu carta branca para iniciar o projeto de castração que justifique ser vereador e legislar nessa Casa. É preciso dizer que a Casa é independente, e o Presidente esteve embasado na justificativa do projeto 253 em caráter de urgência e é preciso que seja justificado para não votarmos com o pé atrás e precisamos executar com independência e fazendo consonância com o projeto 115 de 2017.

edil kalO vereador Kal de Zé Preto disse que sabe o sofrimento que passam os criadores de caprinos em ataques de cães, com maioria por conta de cadelas no cio que os cachorros saem atrás. “Um problema regional que o prefeito é presidente do consórcio e precisamos discutir o assunto, um problema gravíssimo”, comentou. “O que foi prometido na campanha pelas três candidaturas, o tão sonhado hospital, todos sabem da importância que terá para a cidade. Capim Grosso na segunda gestão de Dr. Pinheiro era regional com plantões até de oito médicos e era uma pequena cidade. Hoje é polo regional com grande crescimento, e sem politicagem, esse hospital tem que sair. Por último o Governador do Estado, o Senador Otto Alencar e o Prefeito Sivaldo prometeram, mediram o atual hospital e que parece um Posto de Saúde”, disse. “Aconteceu um fato em minha região, que o parto foi induzido de tal forma, que a mãe sofreu muito, e o parto cesariano só faz de último caso, se a pessoa for realmente morrer. É difícil uma cidade do porte de Capim Grosso não ter um hospital, é até vergonhoso, isso não pode”, reclamou.  Parabenizou a gestão que vai fazer o concurso público para contratar Agentes da Saúde. “Eu não sou a favor de contratação e sim de concurso público”, acrescentou. Disse que o prefeito Sivaldo deveria chamar o vereador Bruno e o Secretário Nego do Lagedo para saber o que estava acontecendo, e o prefeito tem culpa em relação ao problema de atendimento no abastecimento de água.

ASCOM Câmara Municipal de Capim Grosso

FR Notícias

Compartilhe! Aqui a informação tem credibilidade!

Contorno FM

Associação Comunitária e Cultural Contorno de Capim Grosso - Rádio Contorno FM 104,9
× Chame no ZAP