Copom eleva taxa básica de juros para 13,25% ao ano

Baixar

O Comitê de Política Monetária, formado por diretores do Banco Central, elevou a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 1 ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano. Esse foi o quarto aumento consecutivo.

Esta foi a primeira reunião do Copom comandada pelo novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula.

Entre os motivos estão a manutenção da inflação acima da meta prevista, além do dinamismo da atividade econômica e do mercado de trabalho interno, o que exigiria uma política contracionista, ou seja, aumento dos juros para conter o crescimento da economia.

A projeção do Banco Central para o IPCA em 2025 é de 5,2%. 

Segundo o órgão, o cenário desafiador frente à política econômica dos Estados Unidos também traz incertezas, exigindo cautela dos países emergentes.

O Copom ainda prevê, se confirmado o cenário esperado, um novo aumento na próxima reunião, em março, de mais 1 ponto percentual na taxa de juros.
 

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
© Marcello Casal JrAgência Brasil

Economia Esta foi a primeira reunião do comitê comandada por Galípolo Brasília 29/01/2025 – 21:46 Roberto Piza / Rafael Guimarães Gésio Passos – Reporter da Rádio Nacional banco central Copom Selic Juros Gabriel Galípolo Inflação EUA quarta-feira, 29 Janeiro, 2025 – 21:46 1:16 Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/

Compartilhe! Aqui a informação tem credibilidade!

Contorno FM

Associação Comunitária e Cultural Contorno de Capim Grosso - Rádio Contorno FM 104,9