Veja o que você precisa fazer para fazer parte do ID Joven

outubro 3, 2017 Sem comentários »

Veja o que você precisa fazer para fazer parte do ID Joven

Nesta terça-feira, 03, por volta das 14:30hs, o Consultor Nacional de Juventude, Laudécio Silva, apresentou o Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, em evento realizado na Câmara de Vereadores de Capim Grosso.

Trata-se de um programa do Governo Federal, fruto de diversos movimentos estudantis, sindicais e etc., que permite ao jovem que possui idade entre 15-29 anos a conseguir isenção completa ou metade do pagamento em viagens e eventos esportivos e culturais.

Para conseguir o documento há duas formas. Uma é entrando no site da Caixa Econômica Federal e ir na opção Benefícios e Programas. A segunda maneira é baixar o aplicativo ID Jovem e preencher um pequeno questionário de 4 perguntas.

Os requisitos para a ingressão no programa são: 1 – Idade entre 15 e 29 anos; 2 – Renda familiar de até 2 salários mínimos; 3 – Ter o NIS (Número de Identificação Social), além de mantê-lo atualizado. Caso não possua este último, ou o mesmo esteja desatualizado/bloqueado, é necessário se dirigir à Secretária de Assistência Social do município.

O portador do documento terá o direito aos seguintes benefícios: meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos; e as linhas convencionais de ônibus, embarcações e transportes ferroviários terão que possuir 2 vagas gratuitas e 2 vagas com 50% de desconto para viagens interestaduais (lembrando que no caso do ônibus, os Semi Leitos e Executivos não estão inclusos ainda no programa).

O ID Jovem é um programa bastante recente, recebendo só agora uma grande divulgação. Em Capim Grosso e Quixabeira existem apenas nove cadastros realizados; São José do Jacuípe conta com cinco; Baixa Grande com sete; e Várzea da Roça com oito. É necessário que as prefeituras ajudem na disseminação do projeto para atingir cada vez mais um número maior de jovens.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Frank Neto, a secretária de Assistência Social Hosana Ferreira e os vereadores Samoel Moto Taxi e Jeferson da Embasa.

Dúvidas

Com o novo programa também surgem inúmeras dúvidas. Por exemplo, como garantir as entradas com descontos em ônibus e shows, e se a empresa recusar disponibilizar essas entradas, se ela falar que já preencheu, como vou ter certeza? Qual o tempo de validade do documento?

Para isso, existe um grupo no Facebook (que você poderá ter acesso clicando aqui) onde diversas pessoas se reúnem para dividir experiências com o ID Jovem e tirar dúvidas.

O site da Caixa também possui um artigo de explicação do programa.

Fonte/ FR Notícias

Fonte:: DESTAQUES – CAPIM GROSSO

Assunto Relacionado

Comente